Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados.” (Hebreus 10 24 ao 26)
Abaixo foram relacionados alguns versos comprovando que, o segundo matrimônio é considerado diante de Deus como adultério, e jamais poderá ser abençoado.
· Qualquer que deixa sua mulher, e casa com outra, adultera; e aquele que casa com a repudiada pelo marido, adultera também.
(Lucas 16-18)
- E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei.
(Lucas 16-17)
- Porque a mulher está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido. De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido. (Romanos 7- 2 ao 3)
- A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo ao seu marido enquanto ele vive; mas, falecendo o marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor. ( 1 Coríntios 7 – 39)
- Venerado seja entre todos o leito sem mácula; porém os que se dão a prostituição e aos adultérios, Deus os julgará (Hebreus 13-4)
- Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá á sua mulher e serão dois numa só carne. (Efésios 5-31)
2 Samuel 11 e 12 **Davi e Bate Seba**
Essa foi a mancha mais hedionda na vida de Davi; adultério mais a instigação ao assassinato com o propósito de encobrir o adultério (Ou seja, Davi tinha consciência que não poderia se unir a mulher que desejava, porque ela tinha marido. E mesmo que ela se separa-se do marido para ficar com ele, ainda permaneceriam em adultério, por isso mandou matar o marido.)
Depois ele ficou quebrantado de remorso. Deus enviou o profeta Natã para lhe expor seu pecado através de uma história: “Havia um homem rico que possuía muitas ovelhas, o qual mandou matar um certo homem pobre para adquirir a única ovelha que pertencia.” Ao ouvir esta história, o Rei se irou e disse que este rico deveria ser imediatamente morto. Então o profeta disse que este homem era Ele.
Meu Deus! Quando o Senhor nos faz enxergar nossos pecados como é assustador! Somos todos tão miseráveis, que muitas vezes não temos nem dimensão de nossos próprios erros! E quão difícil nos é, enxergá-los e nos converter de cada um deles. Se não fosse Jesus em nossas vidas…
Deus perdoou a Davi, mas decretou uma sentença terrível: “A espada nunca se afastará de sua família!” (12-10)
E não se afastou mesmo! Davi colheu exatamente o que semeara, e ainda com sobras, uma colheita prolongada dura e amarga. Tamar, filha de Davi, foi violentada pelo irmão Amom, que por sua vez, foi assassinado por Absalão.
Absalão desencadeou uma rebelião contra seu pai na qual foi morto.
As mulheres de Davi foram violentadas em público, assim como ele mesmo, ás ocultas, violentara a esposa de Urias. Assim, o reinado glorioso de Davi foi anuviado por aflições incessantes. Que lição para os que pensam poder pecar, pecar e pecar de novo e ainda sair ilesos!
Alguns salmos, por exemplo: 32 e 51 nasceram desta experiência amarga. Leia-os e medite! (extraído do manual bíblico de Halley)
É licito dar carta de divórcio???
Então chegaram ao pé de Jesus, os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo? Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez, e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. (Mateus 19 3-6)
Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la? Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; MAS NO PRINCÍPIO NÃO FOI ASSIM! Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa da prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério. (Mateus 19 7 ao 9) do original; palavra utilizada por Jesus neste texto “porneia”, refere-se a prostituição, de acordo com a tradução da septuaginta hebraico/grego)
Quando Jesus censura o divórcio em (Mateus 19 8 – 9), não estava se referindo a separação por causa do adultério, se fosse, ele utilizaria ao invés de porneia” “moicheia” (The Greek word for “adultery” is moicheia. Whenever the term is used literally, it unquestionably has to do with the illicit sexual conduct of a married person.) mas o divórcio neste caso, citado por Jesus, como permitido no AT se referia a casos de incontinência pré-nupcial, constatada pelo marido após a cerimônia de casamento. Sob esta lei praticada no AT a mulher também não poderia se casar novamente em caso de repúdio, ou seja, mesmo na graça de Cristo a lei permanece a mesma, quem se unir a repudiada, comete adultério. Mesmo porque, vale lembrar que Jesus disse: Não vim para aniquilar a lei, mas para cumpri-la.
- Porque o Senhor Deus de Israel, diz que odeia o divórcio (malaquias 2-16)
A mulher samaritana
(João 4 -16 ao 19) Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá.
A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade. Disse-lhe então a mulher: Senhor; vejo que és profeta.
Nesta passagem, Jesus conversa com uma mulher samaritana, e deixa claro que ela estava sob condições matrimoniais impróprias e ilegais perante a palavra de Deus, mesmo sendo samaritana. Podemos categoricamente supor duas hipóteses da situação matrimonial em que esta mulher se encontrava:
- Abrasamento – comunhão não legítima pela lei.
- Casada pela segunda vez, ou seja, cinco maridos de outras mulheres!
Efésios 4- 15 ao 24
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. (…) E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.
Mas vós não aprendestes assim a Cristo, Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como a verdade em Jesus; Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
“Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá á sua mulher e serão dois numa só carne.” (Efésios 5-31)
Citado o verso acima, muitas vezes não paramos pra meditar na profundidade do que o mesmo representa. Deus não é Deus de confusão, as suas leis são claras e Nele não há sombra de variação.
Quando o Senhor Deus instituiu o matrimônio, Ele o fez pensando no homem que necessitava de companhia, Adão.
E Deus não tirou duas mulheres da costela de Adão. Porque somente uma mulher pode fazer parte de um homem, ou seja, somente uma única mulher e um único homem, podem se tornar em uma só carne.
Do mesmo modo que Deus também não criou o terceiro sexo mas somente homem e mulher.
Mas a corrupção humana tem investido para que as pessoas aceitem com naturalidade o segundo casamento e a homosexualidade, infelizmente até as supostas Igrejas Cristãs.
Porém, para Deus tanto um pecado quanto o outro são abomináveis e os que praticam tais abominações não herdarão o Reino dos Céus.
É interessante notar que nas Igrejas primitivas seguindo as palavras de Cristo até o fato de divorciar-se e casar-se de novo se considerava adultério. http://www.aigrejaprimitiva.com/dicionario/ADULTERIO.html
Na verdade, em todo o tempo desde a criação de Adão e Eva, o casamento sempre foi único.
(Gênesis 2:23 e 24) “Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será
chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o
seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.”
Um a só carne, portanto, único casamento! Deus os abençoe e fortaleça!!!